quarta-feira, 6 de novembro de 2019

SANT' ANTONIO

As torres e cúpulas da basílica vistas do interior de um dos claustros. Uma hora e tal de visita e fica-se com a sensação de não ter visto nada, tal a profusão artística em presença: arquitectura, escultura, pintura. Visitei o túmulo do taumaturgo e a capela das relíquias: a língua incorrupta, o queixo, o aparelho vocal dos santos sermões, cabelos, pele da cabeça, o dedo, o cilício e até uma tira do seu hábito. Perante tantas maravilhas, não admira que o elefante da viagem de Saramago se tenha ajoelhado diante da basílica. O autor fala de uma combinação entre o cornaca e os clérigos da igreja, mas eu, que vi as ditas maravilhas, não sei se não terá sido mesmo milagre...

4 comentários:

  1. Há anos, também aí estive e vi as maravilhas. Mas ainda não tinha lido a viagem do elefante.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não cheguei lá mas, este comentário, deixa-me muito curiosa.

    ResponderEliminar
  3. Já "roubei" a fotografia com o texto para a sessão de dia 16 no Feijó.
    Seria muito interessante estar connosco e contar de viva voz, mas, não vai ser possível.
    Estou autorizada?
    Obrigada?

    ResponderEliminar
  4. Foi roubado, roubado está. No problems. Há quem tenha aversão, mas a mim, estas coisas de santos e santinhos interessam-me muito. Por aqui, ainda não encontrei registos dos Santos Mártires de Marrocos nem da Lactação de S. Bernardo de Claraval. :)

    ResponderEliminar