sábado, 9 de novembro de 2019

VENEZA

Fotografia do Grande Canal nas proximidades da estação de Santa Lucia.
Na Praça de São Marcos há povo de todos os cantos do mundo. E o que me custa é que toda aquela gentinha não faz a mínima ideia do que foi o triângulo amoroso Alfred de Musset / George Sand / Dr. Pagello. 'Não se brinca com o amor', a peça de Musset...
Como é sábado, há mais gente e mais confusão. Deixei S. Marcos e fui passear para a 'riva' até ao ponto onde se encontra a marina militar. Ao fim do dia aventurei-me a entrar no Palácio Ducal, havia uma fila pequena, tendo visto, para além do principal, uma interessante exposicão de  pintura: 'Da Tiziano a Rubens'.
Amanhã, domingo, não vou ficar por aqui.
Em Pádua, deram-me boas referências de Trieste, uma cidade que até 1918 pertenceu ao Império Austro-húngaro, sendo muito diferente das outras cidades italianas.
Espero voltar a Veneza na terça-feira (durante os dias de semana não haverá tanta confusão) com a ideia firme de cumprir o seguinte programa mínimo:
- Visitar a Bienal
- Subir ao 'Campanile'
- Ir de vaporeto a Murano e a Burano
- Entrar na Basílica de S.Marcos.
Veremos o que se consegue.

6 comentários:

  1. Mas Veneza é Veneza, enquanto a subida das águas e as engenharias humanas permitirem. E não esquecer de ver as pontes (Rialto, Suspiros, 3 arcos…).

    ResponderEliminar
  2. Ó minha amiga, já vi essas pontes todas,tive um dia muito produtivo. A dos suspiros passei por dentro dela na visita ao Palazzo Ducale. Até suspirei, como se fosse um condenado a entrar na enxovia... A do Rialto é uma coisa abjecta, até faz lembrar Fátima com tanta tenda de negócio. Estou a ser mais feliz em Trieste, onde me encontro agora.

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver que não gostaste de veneza...

    ResponderEliminar
  4. Gostei, só que no sábado aquilo estava impossível. Amanhã volto para lá. Agora estou a viajar da Eslovénia para Trieste, fui ver as grutas dos dragões bebés :) Apanhei chuva e frio, e ia perdendo o comboio por, já de noite, não dar com o caminho para a estação. Apareceu-me um anjo que me pôs lá de carro. De outra maneira teria de ficar uma noite naquele fim do mundo de Postojna.

    ResponderEliminar
  5. Pelo teu último comentário, isso está a ser uma grande aventura, com anjos e tudo :)

    ResponderEliminar
  6. 'You are an angel', fui o que lhe disse quando me deixou à porta da estação (ou apeadeiro?) de Postojna. E nem sequer lhe perguntei o nome...

    ResponderEliminar